Pela dificuldade disso no Brasil, vimos a necessidade de sermos uma Educação que busca transformar nossos alunos por meio de uma educação crítica, acolhedora e que permita que nossos alunos de baixa renda mudem o quadro social de suas realidades. Nosso maior sonho é que todos os jovens tenham acesso a uma educação de qualidade.
O Baobá foi fundado em fevereiro de 2022 com a união de jovens educadores e com o apoio de financiadores que acreditam que o maior investimento em um país deve estar na educação popular de qualidade.
Somos liderados hoje por Filipe Bellio e Maitê Ramos, ambos com mais de 10 anos de experiência e liderança em movimentos emancipatórios educacionais. Ao lado de uma equipe de professores atualizada, engajada e acolhedora, o Baobá segue crescendo e firmando raízes em solo carioca.
Temos como missão desenvolver a abordagem pedagógica de professores para uma didática transformadora por meio do afeto. Além disso, consolidamos valores fundamentais que são os nossos pilares, como a ética, diversidade, acolhimento, humildade e comprometimento.
Na construção de um amanhã melhor como dever de todos.
No poder da educação para mudar vidas e o nosso país.
O conhecimento e a disciplina levam os alunos ao sucesso.
Talentos nascem quando são cultivados.
Impactar as vidas de mais de 100 estudantes periféricos, assegurando a inserção e aprovação em instituições públicas de ensino de excelência até o final do ano letivo de 2025.
Queremos, até o final do ano letivo de 2027, ser uma instituição de ensino popular reconhecida e de referência, que emancipa e transforma a vida de alunos marginalizados através da educação e que se preocupa em formar e aprimorar professores.
Comprometimento, eficiência, agilidade, criatividade e rigor técnico, valorizando o trabalho e a ética.
Compreensão da realidade do nosso público, atento às suas necessidades, mantendo uma relação transparente e realista, alertando-o para os riscos e oportunidades nas estratégias consideradas para seu futuro estudantil e profissional.
Atualização permanente da equipe docente em relação à evolução da pedagogia, compreendendo o mundo globalizado sem perder de vista as peculiaridades da educação popular.
Humildade como método de constante aprendizado; acolhimento como pauta diferencial do nosso ensino; segurança e apoio como aliados no progresso dos alunos.
Formada em Letras/Literaturas pela UFRJ. No Baobá atua como diretora, coordenadora pedagógica e faz o acolhimento de alunos.
Formado em Matemática pela PUC e mestre em Matemática Pura pela PUC. É responsável pelas parcerias e relações públicas do Baobá.
Graduanda em História pela UNIRIO. É secretária, ajudando no suporte e na execução dos projetos da organização.